Antigos sistemas de exportação serão desligados

O Programa Portal Único de Comércio Exterior, que foi criado pelo governo a fim de reduzir os custos e o tempo na realização das operações, divulga o cronograma de desligamento da DE-HOD e DE-WEB.

A Declaração Única de Exportação (DUE) vem promovendo diversas mudanças no novo processo de exportação. O novo sistema é mais moderno, possibilita a simplificação, integração e maior agilidade ao processo, ao mesmo tempo que proporciona maior segurança para o operador do sistema.  PC

Para proporcionar a adaptação aos novos procedimentos e com isso, menor impacto às empresas exportadoras, foi estabelecido um cronograma de desligamento gradual dos sistemas:

16/04/2018 - Desativação dos códigos de natureza de operação "PF COM COBERTURA CAMBIAL" e "PJ COM COBERTURA CAMBIAL" para o registro de Declaração Simplificada de Exportação no “Siscomex Exportação Grande Porte”.
07/05/2018 - Desativação da função de registro de declarações de exportação a posteriori no “Siscomex Exportação Grande Porte” para os modais marítimo e aéreo.
04/06/2018 - Desativação progressiva dos códigos de enquadramento das operações de exportação do sistema NOVOEX.
02/07/2018 - Desativação total dos códigos de enquadramento de operações de exportação do sistema NOVOEX.
Set/2018 - Desligamento dos sistemas “Siscomex Exportação Web” e “Siscomex Exportação grande porte” para o registro de todas as declarações de exportação, as quais deverão ser registradas exclusivamente por meio da DUE, a partir dessa data.


Confira abaixo a íntegra da notícia:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2018/marco/receita-federal-divulga-cronograma-de-desligamento-da-de-hod-e-de-web

Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2018/marco/receita-federal-divulga-cronograma-de-desligamento-da-de-hod-e-de-web